Três mortos e um desaparecido em Itaituba

Três pessoas morreram e uma permanece desaparecida entre Itaituba e Aveiro, no Oeste do Estado, segundo informações da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Um dos fatos aconteceu na madrugada de quinta para sexta-feira, quando um homem, ainda não identificado, teria pulado de uma embarcação que fazia o transporte de passageiros entre Santarém e Itaituba. Informações ainda não confirmadas dão conta de que o homem estava vindo de Macapá, onde esteve velando o irmão e, em provável estado de depressão, teria se atirado nas águas do rio Tapajós.

Também foi encontrado, no sábado pela manhã, o corpo do aposentado Raimundo Gama Soares, 71. Segundo a família, ele estava desaparecido desde quinta-feira, depois de ter ido pescar sozinho nos lagos da região de Barreiras. O corpo foi encontrado em um local conhecido como “Boca do Furo”, cerca de 20 minutos, de lancha, do porto de Itaituba. O cadáver se encontrava decapitado, mas a cabeça foi encontrada às proximidades. Também estava com parte dos membros superiores e inferiores arrancada. Por conta desses detalhes, há suspeita de que o aposentado tenha sido vítima de ataque de jacaré. O sepultamento aconteceu na tarde do mesmo dia.

Hoje, por volta das 11h, também foi encontrado o corpo do mototaxista Francisco de Assis Lima Nascimento, 28, que saiu no início da manhã para pescar com um amigo. O achado foi às proximidades da comunidade de Ipaupixuna, zona ribeirinha de Itaituba. Segundo informou um amigo da vítima, em dado momento da pescaria, Francisco caiu da pequena embarcação em que estavam pescando e não houve como resgatá-lo. A família informou que Francisco sofria de ataques epiléticos e, por diversas vezes, foi orientado a não se arriscar em pescarias.

Outra morte
Uma outra morte, esta com requintes de crueldade e extrema violência, aconteceu no hangar da empresa Art Táxi Aéreo, de um empresário de Itaituba, identificado apenas como “Ney”. O sobrinho dele, Raphael Garcia Silva, 18, foi encontrado completamente desfigurado em conseqüência de violentas pauladas que sofreu enquanto dormia. Detalhes repassados pela polícia dão conta de que Raphael teria ido passar a noite no hangar para evitar que ladrões roubassem peças e combustíveis das aeronaves.
O corpo de Raphael foi encontrado por um vigilante do próprio aeroporto, que, por volta das 03h, fazia rondas pelos hangares. Ao ser comunicada, a polícia providenciou a remoção do cadáver, que foi levado para o necrotério do Hospital Municipal, onde foi submetido a exame de necropsia e, em seguida, liberado para a família.

Irmã Dulce é beatificada em Salvador

Esta etapa é a última antes da canonização do 'Anjo Bom da Bahia'.
Bento XVI colocou a religiosa na lista de santos e beatos da Igreja Católica.

Irmã Dulce foi beatificada às18h deste domingo, no Parque de Exposição de Salvador. Esta etapa é a última antes da canonização da religiosa, conhecida como 'Mãe dos pobres' e 'Anjo Bom da Bahia'.
Terminado o relato de sua trajetória, foi lido o decreto apostólico do Papa Bento XVI inscrevendo Irmã Dulce na lista dos santos e beatos da Igreja Católica, propondo-a como exemplo cristão para todos os fiéis. Neste momento, foi anunciada também a data de celebração da sua festa litúrgica: 13 de agosto.
A presidente da República, Dilma Rousseff, acompanhou a programação, ao lado de Jaques Wagner, governador da Bahia.
No primeiro ato da cerimônia, Dom Lorenzo Baldisseri, representante do Papa no Brasil, cumprimentou as autoridades presentes, entre elas o prefeito de Salvador, João Henrique e o senador José Sarney.

A missa de abertura foi presidida pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, que representou o papa Bento XVI e que foi ex-arcebispo de Salvador.
Papa Bento XVI
O Papa Bento XVI afirmou, em pronunciamento realizado no Vaticano, neste domingo, que estava junto aos brasileiros na alegria pela beatificação de Irmã Dulce.
"Ao saudar os peregrinos de língua portuguesa, desejo também associar-me à alegria dos pastores e fiéis congregados em Salvador, na Bahia, para a beatificação da Irmã Dulce Lopes Pontes, que deixou atrás de si um prodigioso rastro de caridade, a serviço dos últimos, levando o Brasil inteiro a venerar os desamparados", disse, em português.
Fiéis em Salvador
Os portões do Parque de Exposições de Salvador foram abertos aos fiéis por volta das 1h deste domingo. O trânsito na Avenida Paralela, principal via de acesso ao espaço, ficou congestionado no início da tarde. O fluxo de ônibus trazendo fiéis foi intenso no portão do local.
Por volta das 14h, crianças apresentaram o espetáculo "Nasce uma Flor", com dança, música e teatro, retratando alguns momentos da trajetória de vida de Irmã Dulce.

Obama defende dois estados, um aos judeus e outro aos palestinos

Americano reiterou apoio em fronteiras baseadas nas pré-1967.
Em discurso para grupo judeu, ele confirmou apoio à segurança de Israel.

Em discurso realizado em Washington neste domingo (22), o presidente dos Estados Unidos Barack Obama defendeu a solução de dois estados, um ao povo judeu e outro aos palestinos, acrescentando que vai investir o que puder na segurança de Israel. O discurso foi realizado no Comitê de Assuntos Públicos EUA-Israel.

Obama voltou a defender a posição de seu discurso sobre o mundo árabe, de um estado palestino baseado nas fronteiras anteriores a 1967, mas disse que as fronteiras resultantes não serão iguais às daquela época, mas apenas baseadas nelas. Ele afirmou que uma solução só será alcançada após negociação e concessões dos dois lados.
"Por definição, isso significa que as partes vão negociar uma fronteira diferente que a que existia em 4 de junho de 1967", disse.

Obama afirmou, ainda, que fornecerá as mais avançadas tecnologias para defender Israel. "Nos mantivemos firmes no apoio à segurança de Israel e precisamos, por causa desse compromisso, trabalhar para avançar com o processo de paz de Israel com os palestinos (...). Essas questões só podem ser avançadas com a conversa direta entre os dois lados", disse.
O presidente dos EUA também reforçou o esforço do país em “evitar que o Irã consiga fazer armas nucleares”. “Os EUA impuseram as mais piores e duras sanções contra o regime iraniano (...) Vamos aumentar essa pressão".
Obama fez questão de lembrar o discurso que fez na quinta-feira (19), quando disse esperar que mais líderes deixem o poder no mundo árabe, depois das quedas dos regimes ditatoriais de Tunísia e Egito.
Na quinta, ele reafirmou o compromisso americano em promover as reformas e a transição para a democracia na região, criticou o uso da violência na repressão aos protestos, e pediu que Israel e palestinos façam concessões para a criação de um Estado Palestino, nas fronteiras anteriores a 1967 e desmilitarizado.
Neste domingo, ele explicou que o que quis dizer na quinta é que "os EUA acreditam que as negociações deveriam resultar em dois estados com fronteiras permanentes".
CríticasO discurso de Obama da quinta-feira foi criticado pelo  governo da Líbia, que chamou a fala de  "decepcionante". A Síria chamou o discurso de Obama de 'arrogante'.
O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, celebrou o discurso de quinta do presidente dos EUA, mas descartou a criação do Estado Palestino com as fronteiras anteriores a 1967, como pediu Obama.
Neste domingo, Obama afirmou, ainda, que "a situação do jeito que está no Oriente Médio não permite adiamento".
"Como amigo de Israel, estou comprometido a fazer minha parte (...) Se a história de Israel nos ensina alguma coisa, é que a paz e possível", disse.
Elepediu que o Hamas "reconheça o direito de Israel de existir" e "rejeite a violência". Ele disse também que o voto da Organização das Nações Unidas (ONU) nunca criará um Estado palestino.

Inscrições para o Enem 2011 começam amanhã

Estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 poderão se inscrever a partir de amanhã (23), às 10h, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O processo segue até as 23h59 do dia 10 de junho, exclusivamente pela internet.

As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A previsão do Inep é que o número de inscritos chegue a 6 milhões. O valor da taxa continua o mesmo de 2010: R$ 35. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública não pagam.

Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso em universidades. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.

A matriz com os conteúdos que serão cobrados na prova estão disponíveis no edital publicado na semana passada no Diário Oficial da União.  (Agência Brasil)

Erupção de vulcão fecha principal aeroporto da Islândia

Coluna de fumaça alcançou 15 km de altura.
Propagação das cinzas pode levar ao fechamento de mais aeroportos.

A erupção do vulcão Grimsvotn fechou neste domingo (22) o principal aeroporto da Islândia, informaram as autoridades da aviação civil do país.

Segundo um comunicado oficial, a “previsão de propagação das cinzas nas próximas seis horas” mostra que outros aeroportos do país também podem ser fechados ao longo do dia.
O vulcão entrou em erupção debaixo da maior geleira da Islândia neste sábado (21). O Grimsvotn, que esta sob uma enorme geleira chamada Vatnajokull no sudeste da Islândia, é o mais ativo do país e lançou uma coluna de fumaça branca de cerca de 15 km de altura, afirmou o geólogo Hjorleifur Sveinbjornsson, do gabinete de meteorologia, à Reuters. Ele afirmou que o Grimsvotn explodiu em 2004.
De acordo com o meteorologista Haraldur Eirkisson, o fenômeno foi detectado por volta das 19h no horário local (16h em Brasília). "Pode ser uma erupção grande, mas não deve ser como a do ano passado", disse o cientista no sábado, referindo-se à erupção ocorrida sob outra geleira em 2010 e que causou um caos aéreo na Europa ao espalhar cinzas na atmosfera.

Traficante e usuários falam sobre o efeito Oxi

Enquanto os amigos se dedicavam a escola, família e namoro, Jackson Fernandes (nome fictício), aos 15 anos, entrava no mundo do tráfico. Porém, seu contato com as drogas havia começado anos antes, quando ainda terminava o ensino fundamental. Esse foi seu último ano no colégio. “Nessa vida, é tudo muito rápido, quando a gente vê já usou de tudo. E de viciados passamos a viciar os

outros.”

Hoje, aos 28 anos, Jackson já contabiliza duas passagens pela polícia, quatro tentativas de homicídio e inúmeras ameaças de morte, tudo para conseguir o controle da venda de drogas de um bairro da cidade, a Sacramenta. “Essa foi minha escolha de vida. São madrugadas em claro, até com medo da morte. Já que os clientes nunca vão me defender de nada, eles só me sustentam”.

Segundo o traficante, a droga mais procuradas é a cocaína, em todas as suas formas, com destaque para o Oxi, “a droga do momento”, como afirmou. Por mês, Jackson estima receber por volta R$ 8 mil, variando o preço da droga de acordo com a quantidade solicitada pelo usuário. Entre seus principais clientes estão jovens de classe média baixa, que na maioria das vezes, revendem o produto.

Sobre sua escolha de viver no mundo do tráfico, ele admite não ser a melhor opção, mas também não pretende mudar a maneira de viver. “Ninguém pode julgar aquilo que nunca viveu. Cada um paga pelo preço da sua história”.

De acordo com informações da Polícia Civil do Estado, somente nestes primeiros meses de 2011, cerca de 1.144 crimes de tráfico de drogas foram registrados, número positivo para prisões em comparativo com o mesmo período do ano passado, que atingiu 818 crimes da mesma natureza. A maior quantidade de droga apreendida, de janeiro a março deste ano, foi de 94 quilos de maconha, no interior do Pará e no mesmo período. Na Região Metropolitana de Belém, a cocaína esteve em maior quantidade, com 10 quilos apreendidos.

CRESCIMENTO

Para o delegado e diretor de Polícia Especializada João Bosco, vem ocorrendo um aumento significante de traficantes e de drogas apreendidas. Bosco ressaltou que as operações estão sendo intensificadas no interior do Pará, para combater a chegada da droga ao centro urbano. “Realizamos quatro operações por ano, em regiões estudadas pela polícia, áreas mapeadas, principalmente aquelas de fácil acesso aos rios e floresta densa, que são atingidas por meio de aeronaves clandestinas”. Entre as regiões de plantio de drogas, as mais afetadas são os municípios de Viseu, Nova Esperança do Piriá, Garrafão do Norte, Cachoeira do Piriá, Concórdia e Acará.

O delegado relata ainda duas formas de combate ao tráfico. Uma delas é pelo disque-denúncia, realizado através do número 181, e pela identificação de lugares discriminados por usuários, que são investigados pela polícia. “É feita uma campana para a verificação da prática do crime naquele local, coletando informações sobre os envolvidos. Então, podem ser feitas as buscas, apreensões e prisões dos traficantes.”

Bosco ressalta que todas as seccionais e delegacias, desde 2006, com a popularização da cocaína, realizam um trabalho de combate - não somente ao pequeno traficante, mas também aos distribuidores da droga. “As investigações de rede são efetuadas para apreender traficantes e bocas de fumo responsáveis pelo abastecimento no Estado, que recebe a droga dos maiores produtores, que são do Peru, da Bolívia e Colômbia”.

Pai deu o primeiro cigarro de maconha

“Meu primeiro cigarro de maconha foi com 12 anos, por influência do meu próprio pai”. João Oliveira (nome fictício), 22 anos, contou que começou a usar drogas através de sua família, que até hoje sustenta os gastos da casa no mundo do crime. João mora no bairro do Jurunas desde quando nasceu. Conta que experimentou cocaína pela primeira vez aos 14 anos. Desde então, fez do vício um hábito diário. “Minha garganta, minhas mãos e meus dentes ficaram todos travados. Dá pra sentir meu coração batendo na cabeça, latejando”. João acredita que com uso de entorpecentes a vida fica mais tranquila. “Gosto de fugir do meu controle, de esquecer os problemas e relaxar”.

O usuário, afirma ter levado vários amigos para o mundo das drogas e confirma que hoje eles têm suas próprias bocas de fumo. “Trouxe os caras pra ver como era e a maioria gostou. Tiveram uns que não curtiram e saíram fora do grupo (sic)”. Ele ressaltou ainda que não pretende largar a cocaína e que um dia espera liderar o tráfico como seu pai na sua comunidade. “Quero ter o meu negócio, ganhar minha grana sozinho. Ainda tenho que dividir tudo com dois irmãos e meus pais”.

NO LIMITE

Mas ainda existem aqueles que podem comemorar o dia em que decidiram não fazer mais parte do mundo das drogas, como o caso do advogado, funcionário público e consultor em dependência química Matias Nascimento Júnior, 39 anos, que quebra o anonimato através dessa entrevista, para relatar sua experiência com as drogas. Há 13 anos e dois meses sem uso de entorpecentes, Matias relembrou seu pior momento quando estava com efeito do álcool e da cocaína. “Tinha um rival de torcida organizada e uma das vezes que encontrei com ele, já sabia que íamos brigar, mas ele tava armado. Então falei, ‘atira, seu otário’ e ele atirou na minha perna. Não me matou porque não quis”.

Matias tomou sua primeira dose de bebida alcoólica aos 18 anos, quando passou no vestibular. Ele conta que nesse momento os sentimentos se misturaram. “Chorei, passei mal, me senti sozinho, fiquei com raiva e algumas horas ficava alegre. Desde então, não consegui mais me controlar”. Aos 19 anos, foi a vez do primeiro cigarro de maconha. “Um amigo me ofereceu a droga quando peguei uma carona com ele. Mesmo com medo, usei”. A cocaína veio depois, com 21 anos, e a sensação mudou. Era a hora de se sentir poderoso. “Ela era uma droga que todos tinham muito medo, o preconceito era grande, mas quando experimentei me sentia seguro, com o poder dentro de mim. Tudo que eu nunca tinha sentido antes”.

Por conta do vício, ele afirma não acreditar mais em nada e nem em ninguém. “Manipulei pessoas com mentiras e farsas. Não acreditava em Deus, me sentia um animal, um alienígena. Não existia verdade alguma e o mundo era culpado pelos meus problemas”.

Depois de entrar várias vezes em princípio de overdose, Matias resolveu aceitar a ajuda de parentes e a acreditar em Deus. “Pedia pra não me deixar morrer. No fundo eu queria mesmo era viver. Então mergulhei de cabeça na recuperação, evitei pessoas, lugares e coisas que me levavam a ativa das drogas. Hoje minha maior vontade é encontrar aquele que me deu um tiro na perna, que não se sei ainda está vivo, dar um abraço nele e dizer que estamos juntos, basta acreditar”.

DOZE PASSOS: REFORMULANDO A VIDA DO EX-USUÁRIO

1 – Admitir a derrota.

2 – Acreditar em algo superior.

3 – Decidir entregar a vida para o poder superior.

4 – Fazer um inventário de si mesmo.

5 – Admitir as falhas para si, para Deus e para os outros seres humanos.

6 – Se prontificar para aceitar a nova vida.

7 – Ser humilde para largar drogas e o defeito do caráter.

8 – Fazer uma lista de quem prejudicou com as drogas.

9 – Fazer a reparação com essas pessoas, desde que não as prejudique.

10 – Fazer orações e

vigiar a si mesmo.

11 – Pedir forças e fazer meditações.

12 – Com o despertar dos passos acima, levar sua mensagem para outras pessoas e colocar esses princípios para todas as suas atividades.

Fonte: Matias Nascimento Júnior, consultor em Dependência Química.