Erupção de vulcão fecha principal aeroporto da Islândia

Coluna de fumaça alcançou 15 km de altura.
Propagação das cinzas pode levar ao fechamento de mais aeroportos.

A erupção do vulcão Grimsvotn fechou neste domingo (22) o principal aeroporto da Islândia, informaram as autoridades da aviação civil do país.

Segundo um comunicado oficial, a “previsão de propagação das cinzas nas próximas seis horas” mostra que outros aeroportos do país também podem ser fechados ao longo do dia.
O vulcão entrou em erupção debaixo da maior geleira da Islândia neste sábado (21). O Grimsvotn, que esta sob uma enorme geleira chamada Vatnajokull no sudeste da Islândia, é o mais ativo do país e lançou uma coluna de fumaça branca de cerca de 15 km de altura, afirmou o geólogo Hjorleifur Sveinbjornsson, do gabinete de meteorologia, à Reuters. Ele afirmou que o Grimsvotn explodiu em 2004.
De acordo com o meteorologista Haraldur Eirkisson, o fenômeno foi detectado por volta das 19h no horário local (16h em Brasília). "Pode ser uma erupção grande, mas não deve ser como a do ano passado", disse o cientista no sábado, referindo-se à erupção ocorrida sob outra geleira em 2010 e que causou um caos aéreo na Europa ao espalhar cinzas na atmosfera.