Conselho de Segurança da ONU saúda morte de Osama Bin Laden

Grupo afirmou que morte ponto importante na luta contra o terrorismo.
Governo americano ainda não decidiu se libera foto do terrorista morto.

O Conselho de Segurança da ONU saudou nesta segunda-feira (2) a morte do líder da rede al-Qaeda, Osama Bin Laden, e o secretário-geral Ban Ki-moon afirmou que a morte foi um 'divisor de águas' na luta contra o terrorismo.

Em uma rara ocasião na qual "celebrou" a morte de uma pessoa, o grupo composto por 15 nações afirmou que a operação militar americana no domingo significa que Bin Laden "nunca mais poderá praticar atos de terrorismo" como os ataques de 11 de setembro de 2001.
A ação que resultou na morte de bin Laden foi efetuada por forças americanas no Paquistão, na madrugada desta segunda-feira (2). Segundo um assessor da Casa Branca, ele estava armado e foi morto durante uma troca de tiros com as forças americanas.
A Casa Branca ainda informou que ainda não decidiu se vai liberar ou não algum registro fotográfico que comprove a morte de bin Laden.
O assessor da Presidência disse ainda que é possível afirmar "com 99.9% de certeza" que o homem morto numa mansão fortificada no Paquistão é Bin Laden e que documentos encontrados no local estão sendo examinados.
'Mundo melhor'
Mais cedo, o presidente Barack Obama disse que o mundo está mais seguro após a morte do líder da al-Qaeda, Osama bin Laden, em um ataque de forças norte-americanas no Paquistão.
"Podemos todos concordar que é um dia bom para os Estados Unidos. Nosso país manteve o compromisso de buscar a justiça, que foi feita. O mundo é um lugar melhor e mais seguro por causa da morte de Osama Bin Laden", disse o presidente durante cerimônia de entrega de medalhas de honra a veteranos da Guerra da Coreia.
Obama aproveitou a ocasião para prestar uma homenagem às Forças Armadas americanas. "Como nação, não há nada que não possamos fazer, quando trabalhamos juntos. Com esse espírito de patriotismo nós vimos todas as mutidões que se reuniram no país interiro, segurando bandeiras, cantando o hino, pessoas orgulhosas de viver nos Estados Unidos", disse o presidente que já lançou sua pré-candidatura à Presidência em 2012.
"Preciso dizer que como comandante em chefe não poderia estar mais orgulhoso de nossas mulheres e homens em uniformes", continou o presidente, que agradeceu diretamente ao secretário de Defesa, Robert Gates, "um dos melhores secretários de Defesa de nossa história".
Anúncio
A morte de Bin Laden foi anunciada pelo próprio Obama em pronunciamento na TV na madrugada desta segunda-feira (2). Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda, foi o responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA, que mataram cerca de 3.000 pessoas.
De acordo com Obama, a morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército norte-americano em parceria com o governo do Paquistão, que localizou o terrorista -que tinha entre 53 e 54 anos- durante a semana passada.
O diretor da CIA, Leon Panetta, disse que a rede terrorista da al-Qaeda deve "quase certamente" tentar vingar a morte de Bin Laden.
"Apesar de Bin Laden estar morto, a al-Qaeda não está", disse o diretor da principal agência de espionagem dos EUA. "Os terroristas quase certamente vão tentar vingá-lo, e nos devemos -e vamos- permanecer vigilantes e resolutos."
A secretária de Estado Hillary Clinton disse que os EUA vão continuar combatendo o Talibã no Afeganistão, após o assassinato do terrorista Osama bin Laden por tropas americanas no Paquistão.

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de armas em Marabá

A Superintendência Regional do Sudeste do Pará, por intermédio das equipes de policiais civis da Superintendência, NAI e da 21ª seccional urbana de Marabá prenderam em flagrante delito, na última quarta-feira, em Marabá, Cícero da Silva. Ele mantinha em atividade uma oficina clandestina de fabricação e manutenção de armas de fogo.  Esta foi a quarta fábrica clandestina de armas de fogo fechada em Marabá, nos quatro primeiros meses deste ano.
O endereço da fábrica foi conhecido graças a uma informação oriunda do Disque-Denúncia 181. Segundo a denúncia, a oficina localizada na Rua São Pedro, no bairro São Félix II, estaria sendo usada para comércio e manutenção de armas de fogo.  A equipe de policiais se dirigiu até o local da denúncia e lá chegando constatou que nos fundos da residência de nº 14 funcionava uma fábrica de armas.
No local, os policiais apreenderam diversas armas longas (espingardas) de calibres diversos além de estojos deflagrados de calibres diversos que foram utilizados para teste das armas reparados no local. Foi constatado ainda que na oficina eram realizadas manutenção de armamentos e fabricação de peças de mecanismos de armas e coronhas.
“O proprietário da oficina foi identificado como Cícero da Silva. Ele não possuía autorização para o exercício dessa atividade de manutenção em armamentos e por isso foi detido e conduzido a seccional a fim de ser lavrado o respectivo auto flagrancial. Como se sabe, o exercício ilegal é uma ponte para que a criminalidade se use deste instrumento para o cometimento de delitos”, detalhou o delegado Alberto Henrique Teixeira, Superintendente Regional do Sudeste do Pará.

Marrone está internado na UTI em observação, diz hospital

Estado de saúde do cantor é estável, sem risco de morte, diz boletim.
Hospital não informa sobre outro ocupante de helicóptero que caiu.

O estado de saúde do cantor Marrone é estável, sem risco de morte, de acordo com boletim médico divulgado pela assessoria de imprensa do Hospital de Base de São José de Rio Preto no início da noite desta segunda-feira (2). Segundo a nota, o cantor teve leves escoriações e está internado, em observação, na UTI do hospital.
O estado de saúde de Jardel Alves Borges Bezerra, o outro ocupante do helicóptero, não será divulgado pelo hospital, atendendo a pedido de familiares.
O major Paulo César Berto, do Corpo de Bombeiros de São José do Rio Preto, disse ao G1 que o piloto do helicóptero no qual estava o cantor sertanejo Marrone tentou um pouso de emergência pouco antes da queda em uma propriedade próxima ao aeroporto da cidade, localizada a 438 km de São Paulo.

Segundo Berto, o piloto relatou que a aeronave perdeu potência logo após decolar e escolheu o recinto de exposições, próximo ao aeródromo, para um pouso de emergência. Ao se aproximar do solo, o helicóptero atingiu uma árvore e caiu sobre a cerca que separa o recinto de exposições da calçada.  "Uma parte dele bateu em uma árvore. O aparelho caiu sobre a cerca e um recuo da calçada. Ele ficou tombado para o lado direito", disse o major.
O oficial dos Bombeiros afirmou que, apesar da gravidade do acidente, Marrone estava consciente e orientado após a queda da aeronave. "Ele estava conversando normalmente, estava bem orientado, com apenas escoriações, mas recebeu atendimento padrão", afirmou. Segundo o major, o piloto do helicóptero perdeu o pé esquerdo e os médicos de emergência tentarão fazer um reimplante. Outro ocupante do helicóptero apresentava trauma crânio-encefálico, rigidez abdominal e fratura no braço direito.
O piloto do helicóptero foi atendido por uma unidade do Corpo de Bombeiros. Marrone e o assessor, primo dele, foram atendidos por unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O local do acidente foi isolado pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com a assessoria da Santa Casa de São José de Rio Preto, o piloto Almir Carlos Bezerra, de 49 anos, chegou com amputação traumática do membro inferior esquerdo e fratura do braço esquerdo. Por volta das 17h40, ele passava por cirurgia de reconstrução.

"Circo Armado no Hospital": Vereador tenta agredir Secretário de Saúde

Hoje por volta das 06:30 horas chegou ao conhecimento da reportagem do blog que o Vereador Neném Miranda (PMDB), o qual estava aparentemente alcoolizado dando um verdadeiro “show” no Hospital Municipal de São Miguel do Guama.
Reza a lenda que tudo começou em um bar da cidade onde Neném Miranda teria travado uma discussão com o nosso querido Vindique e logo após este fato, o mesmo “cheio do mel” foi até o Hospital Municipal e realizou diversas ligações para o atual Secretário de Saúde Laércio Miranda proferindo palavras de baixo calão e lhe chamando de moleque, alegando que um conhecido seu não havia sido atendido no Hospital local por falta de médico e enfermeiro.
O Secretário de Saúde foi até o Hospital e lá chegando descobriu que o paciente já havia sido atendido pelo médico de plantão e estava aguardando uma ambulância que teria levado uma grávida para o Município de Mãe do Rio, em face de impossibilidade da ambulância em atender o paciente, Laércio providenciou um carro particular contratado pela Prefeitura.
Neném Miranda “cheio do mel” continuou proferindo palavras de baixo calão para o Secretário e dizendo que era Empresário e não dependia de política, foi quando Laércio mandou Neném Miranda estudar e parar de beber e fazer escândalo disparando a seguinte frase “Assim que você que ser Prefeito” em tom de questionamento, nesse momento Neném Miranda teria empurrado o Secretário que foi até a Delegacia local, mas não registrou o boletim de ocorrência.  
O fato que chama a atenção era a platéia composta pelos Vereadores Cabeça e Chagas, os quais assistiam tudo de camarote na frente do Hospital, nunca é demais lembrar que o “trio parada dura” integram mesa da Câmara dos Vereadores.
Laércio relatou a reportagem do blog que não é a primeira vez que isso acontece, pois o Vereador Paulão já teria cometido atos semelhantes, a diferença era que não estava alcoolizado.
Laércio finalizou dizendo que tem tudo gravado pelas câmeras do Hospital e em momento oportuno tomará as providências.
A reportagem do blog apurou que a executiva do PDT pretende se reunir para deliberar sobre as medidas a serem adotadas, inclusive representando contra Neném Miranda junto a Câmara dos Vereadores já na próxima quarta feira, bem como apresentando o vídeo do episódio.
Fonte: Blog do Escrivão Andrey